segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Resumo de Metodologia


METODOLOGIA JURÍDICA

  • Monografia: exame de um único tema, ou seja, é um trabalho que proponha examinar um teme específico. É, portanto, um trabalho final para conclusão de curso, no qual seu autor se dedica à pesquisa bibliográfica sobre determinado assunto. Geralmente abrange de 50 a 100 páginas.
  • A monografia é um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado de disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa.
  • A monografia é um estudo científico. O conhecimento científico tem como características sistematização de produção e de transmissão, verificabilidade, validade contingente, antidogmatismo, racionalidade e faticidade.
  • Escolha do tema: Deve-se advertir que a escolha do tema escolhido deve envolver um fenômeno jurídico.
  • Critérios para o tema:
 - Tema tão específico quanto possível, já que se for amplo, não trará inovações para os leitores, bem como não proporcionará conhecimento amplo e profundo para quem irá defendê-lo.
- Tema acessível: fontes manejadas pelo pesquisador, de fácil e possível acesso.
- Tema exeqüível no prazo estipulado: uma monografia exige pelo menos 8 meses de preparação e dedicação.
- Exigências institucionais: algumas instituições especificam certas exigências a serem cumpridas, em relação ao trabalho.
  • Critérios para o autor (condição do pesquisador):
- Aptidão: facilidade de aprendizado de um determinado ramo do conhecimento.
- Interesse pessoal: pode se manifestar na prática profissional pretendida pelo aluno.
- Maturidade intelectual: adquirida com o tempo, estudo e disciplina.
  • Outros critérios:
- Disponibilidade do orientador
- Disciplinas cursadas
- Vil metal: demanda financeira da pesquisa proposta.
  • Projeto de Pesquisa:
- É uma parte fundamental da pesquisa e serve como balizador das pretensões do estudante.
- Possui três funções: conhecimento, planejamento e previsibilidade.
- Nele, o autor deve responder o que pretende estudar, onde quer chegar, porque este estudo é relevante, o que se sabe hoje sobre o assunto, como pretende realizar a pesquisa.
- A elaboração do projeto é um aprendizado que adianta as dificuldades a serem enfrentadas e o estado do conhecimento do tema.
  • Elementos do Projeto:
- Folha de rosto – fachada do trabalho, folha inicial de apresentação. Contém no topo as indicações fundamentais da instituição e do curso. Ao centro, a indicação “projeto Monografia” Abaixo, o nome do aluno, seguido por orientador e, por fim, local e data.
- Sumário: Indicação dos principais elementos do projeto, com suas respectivas páginas.
- Apresentação: indicação breve dos principais elementos indicadores do Projeto.
- Objeto: Responde ao questionamento sobre o que trata a pesquisa. É subdividido em tema, problema e hipótese.
Tema: Delimitação de uma disciplina.
Problema: a pergunta que pretende ser respondida ao final do trabalho científico.
Hipótese: resposta provisória do problema.
- Objetivo: o que se pretende com o propósito apresentado. Mostrará onde o autor pretende chegar. Pode haver objetivo específico, que surgirá através da divisão dos capítulos da pesquisa.
- Justificativa: Fundamentos da indicação da relevância do tema, ou seja, o porquê da escolha do tema. Deve-se convencer o leitor da pertinência do tema e da pesquisa proposta.
- Revisão Bibliográfica: descrição do conhecimento atual sobre o problema, com base em autores que já escreveram sobre a mesma. A revisão constará a descrição de conceitos fundamentais relacionados ao tema proposto.
- Metodologia: Deve-se responder como o projeto será implementado, como será sua estrutura e como será escolhido o procedimento a ser adotado: se será pesquisa em laboratório, pesquisa de campo ou pesquisa bibliográfica. Via de regra, a pesquisa jurídica é bibliográfica.
- Cronograma: calendário que prevê uma divisão razoável do tempo para a pesquisa. Desta forma, o cronograma deve prever as etapas a serem realizadas com os prazos requeridos.
- Levantamento bibliográfico: todos os documentos e obras já obtidos pelo pesquisador, bem como os listados para uma futura consulta.
- Orçamento: abrange todos os custos da pesquisa (xerox, viagem, etc)
- Anexos: São opcionais. Só podem ser documentos essenciais para a compreensão do projeto.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário